Você já questionou algumas escolhas ou atitudes que teve pela vida?
Tenho certeza que sim. Muitas vezes não entendemos nosso “impulso” interior, o que pode nos levar a caminhos estranhos.
Talvez você já tenha optado por coisas que não exatamente faziam sentido para você, mas que aceitou pra ficar tudo bem. E faz parte sim, ser flexível em nossas relações.
O problema aqui é o acúmulo de muitos caminhos sem sentido, que vão lhe gerar talvez um grande vazio, confusão mental, frustração e desmotivação.
Quem sabe o seu trabalho já não faz mais tanto sentido, seu relacionamento ou até mesmo sente a falta de um significado maior em seus dias.
E em tempos de pandemia, ficamos a cada dia mais ansiosos, entediados, estressados com nossas novas rotinas. Nos sentimos engolidos pelos problemas e as vezes os sonhos ficam pra lá. Nossos questionamentos internos nos atormentam e ficamos sem ação.
A boa notícia é que todas as respostas estão aí dentro, você só talvez não saiba como olhar para elas.
Tudo o que você você precisa para reassumir o controle da sua vida e recuperar a satisfação em seu caminho é:
Clareza – que você conquista através do autoconhecimento
+
Planejamento – o que quero, como quero e quando quero
+
Atitude – botar a mão na massa e pagar o preço
=
Mudança de Vida!
Quanto mais autoconhecimento você possui, mais fácil será de potencializar os seus pontos FORTES e claro trabalhar nos seus pontos em desenvolvimento.
Quando conseguimos ter clareza do que somos e do que queremos, as decisões são mais fáceis e certeiras.
Afinal de contas, a felicidade autêntica só é alcançada através de atividades que tragam satisfação no longo prazo.
CONHEÇA NOSSO COMBO DO AUTOCONHECIMENTO: CLIQUE AQUI
Dicas para que você se conhecer um pouco mais:
Preste atenção em si
Tenha atenção plena em como se sente nos momentos do seu cotidiano.
Quais me fazem sentir bem? Quais me deixam para baixo?
Do que eu tenho medo? O que me leva a fazer isso? Por que permito isso?
Preste atenção nos seus relacionamentos
Saiba escolher suas companhias. A energia dos que estão a nossa volta nos afeta muito, por isso não fique perto de pessoas que podem ser tóxicas por comodidade.
Pense sobre as pessoas que você passa mais tempo na sua vida:
Como me sinto ao lado dessa pessoa? Nossas conversas são leves e produtivas?
Se não está me fazendo bem, porque permaneço nessa relação?
Tire um tempo para si
Talvez a pandemia não permita ficar totalmente sozinha(o) se você mora com outras pessoas, mas separe um dia, uma tarde ou algumas horas para estar somente com você.
Sem celular, televisão, distrações externas. Você pode ler um livro, observar algo ou como gosto de chamar fazer “nadismo”. Sim, tire um tempo para colocar as ideias no lugar e refletir apenas sobre você.
Tente algo novo
Se permita conhecer uma nova comida, uma nova atividade, um novo esporte, uma nova música, um novo lugar, uma nova amizade ou um novo amor.
Será que as escolhas te te trouxeram até aqui foram as melhores? E se talvez não foram, o que posso tentar diferente daqui pra frente? Não tenha medo de mudar.
Saiba dizer não
Muitas vezes por medo da impressão que vamos deixar aos outros nos colocamos em um beco sem saída, apenas para agradar quem nos rodeia. Quando nos conhecemos e respeitamos a nossa essência, conseguimos dizer não sem receios.
Muitas vezes um “não” para o outro, pode ser uma grande “sim” para quem você é de verdade. Se ame e se respeite. Se questione:
Em quais situações não discordo por conveniência? Por que permito isso?
O que aconteceria se eu expusesse a minha opinião de verdade?
Essas foram apenas algumas dicas simples para lhe ajudar a ter um pouco mais de clareza sobre a sua vida e suas escolhas.
Autoconhecimento é aprender sobre nossa essência, ter clareza de quem somos profundamente e o que nos motiva para que possamos entrar em ação.
A medida que entendemos como somos, faremos escolhas mais coerentes com o nosso potencial e com o que verdadeiramente faz sentido em nossas vidas.